sábado, 3 de novembro de 2007

A PAZ E O REGGAE!


Este ano estou trabalhando com uma turma de 5ª série, com a disciplina Educação Religiosa. Desde o primeiro dia de aula, ao entrar na sala, levei um choque acústico: só se ouvia gritos e, não muito raro, agressões verbais.
Garotos e garotas, acima da idade indicada para a série, com perfis sócio-familiares divergentes daqueles que se espera para uma turma dessa série, com carência de assistência psico-pedagógica (que, infelizmente, o ensino público estadual não oferece!).
Parei, sentei, silenciei, filtrei os sons emitidos, olhei firmemente para cada uma das personagens daquela catarse e, aos poucos, foram se acomodando. Quando fizeram silêncio total, disse que queria estar numa sala de aula e que eles estavam numa sala de aula. Que determinados comportamentos e tratamentos que ouvi, não devem ocorrer entre colegas, numa escola, muito menos numa aula de Educação Religiosa. E escrevi na "lousa": PAZ! EU QUERO A PAZ! A PAZ DO MUNDO COMEÇA EM MIM! EU SOU A PAZ! E pedi que todos copiassem no caderno.

E com essa filosofia venho trabalhando: espero o burburinho passar, aguardo o silêncio, comunico com o olhar, me emociono (por dentro), com alguns resultados. Alguns silenciam por completo, outros ficam atentos, outros ficam inquietos com a calmaria, alguns adormecem!
"Ama a teu próximo como a ti mesmo". É muito difícil. Mas, pelo menos, rspeita, não deseja o mal, não prejudica, não calunia, não inveja. Cultiva a amizade, a solidariedade, o respeito ao próximo, a fraternidade e a relação amistosa.
Ajuda teu colega que tem um pouco menos, que precisa do teu olhar solidário, da tua palavra amiga, do teu apoio, da tua compreensão, do teu ombro amigo prá te ouvir e prá chorar, quando todos já se foram...
Os "regueiros" falam muito na "paz de Jah". No momento em que estão voando nas ondas do reggae, levintando nos sons das melodias, irmanados no meio de uma multidão de pessoas em paz, aí Deus se faz presente.
Perto do nosso colégio, tem o bairro da Rua Nova, que é o berço do reggae em nossa cidade. E muitos dos nossos alunos moram lá e curtem reggae.
Quem sabe se traduzirmos algumas pérolas de Bob Marley e outros astros do gênero não estaremos pregando a paz entre nossos "guerreiros"? Inclusive do lº ano B vespertino...

NOSSO BLOG E A INTERAÇÃO ESCOLA x COMUNIDADE

Este blog foi criado como uma das tarefas do Curso "O Uso das Multimídias na Educação" promovido pela Secretaria de Educação do Estado, tendo como participantes os professores Jorge Guilherme (Biologia Vespertino), Bleiser Lima (Inglês), Carlos Alberto(Geografia) e Francisco Emanuel (Matemática), estes três no turno noturno.
Além de cumprir como uma tarefa do módulo, nosso objetivo maior é interagir com toda comunidade escolar do nosso colégio, com a comunidade do Conjunto Feira IX e adjacências, e com todos os professores da escola como também com outros colegas que queiram participar de mais esse veículo de comunicação tecnológica voltado para a educação.
Objetivamos que este blog não seja do grupo formador, mas de todos os colegas professores e que nossos alunos participem ativamente do mesmo, enviando seus comentários, sugerindo conteúdos, levantando questões, dinamizando o processo ensino aprendizagem e criando novos espaços que atraiam a leitura, o conhecimento e motivem para a educação de qualidade.

HISTÓRIA DO COLÉGIO ESTADUAL JAIR SANTOS SILVA



O Colégio Estadual Dr. Jair Santos Silva, foi inaugurado em 20 de fevereiro de 2006, contando com as presenças do Exmo. Dr. Paulo Ganem Souto, então Governador do Estado, da Profª. Anacy Bispo Paim, Secretária Estadual de Educação e diversas autoridades políticas, civis, militares, eclesiásticas e da comunidade do Conjunto Habitacional Feira IX e adjacências, numa manhã ensolarada e festiva, com visitação da comunidade durante todo o dia, onde puderam visitar o complexo administrativo, as salas de aulas, as dependências de apoio, os Laboratórios de Informática e de Ciências e a sala de projeções áudio-visuais. A escola conta ainda com quadra de esportes polivalente, com arquibancadas e toda cercada com alambrado de proteção.
As aulas iniciaram no dia 06 de março de 2006, sob a direção da Profª. Dione Santos Lima e da Profª. Gabriela Vega Trabuco na vice-direção do turno noturno. Na coordenação pedagógica foi designada a pedagoga Eliane Giacomozze.
O PRIMEIRO ANO
A princípio, o colégio foi edificado para ser uma escola de ensino médio, de nível técnico, para Técnicos em Informática. Mas a procura por matrículas do curso técnico não supriu as vagas oferecidas e a grande demanda se deu para os cursos do ensino médio acadêmico e o ensino fundamental, modificando a clientela previamente esperada. Foi formada apenas uma turma do curso Técnico em Informática (em cada turno), e todas as outras turmas com alunos da 5ª a 8ª séries do ensino fundamental e da 1ª a 3ª séries do ensino médio, nos turnos matutino e vespertino. No turno noturno, prevaleceu o ensino médio, com turma do 1º ao 3º ano, na sua grande maioria formadas por jovens e adultos.
No primeiro ano de funcionamento, o colégio teve uma matrícula de 884 alunos, distribuídos nos três turnos, em 24 salas de aula. Com o trabalho desenvolvido pela equipe de professores abnegados, comandados pela diretora, Prof. Dione Lima, auxiliada por uma equipe de professores que assumiram muitas atividades extra-classe que projetou sobremaneira o trabalho da escola junto aos pais dos alunos e à comunidade em geral. Vale registrar um grupo de professores-fundadores que contribuíram ativamente para que o Dr. Jair se firmasse na comunicade escolar pública da nossa cidade: André Almeida, Carla Rebouças, Fátima Mascarenhas, Ilnara Daltro, Jorge Guilherme e Leonildes Queiroz, que além da função de articuladores em suas áreas, atuaram em projetos de interdisciplinaridade, e apoiaram a então diretora em todas as etapas da administração escolar.
O RECONHECIMENTO DA COMUNIDADE
No início deste ano, a procura por matrículas foi explosiva, não sendo possível atender a todas as pessoas que, desde 4 horas da manhã, se colocavam na fila na porta do colégio em busca de vaga para seus filhos. E o colégio aumentou substancialmente seu número de matrícula, passando de 884 alunos em 2006 para 1181 alunos em 2007, portanto com um aumento de 33,6% em apenas um ano de funcionamento, aumentando o número de turmas para 32 e o corpo docente para 44 professores, distribuídos nos três turnos.
Em 2007 o Colégio Estadual Dr. Jair Santos Silva está sendo dirigido pela Profª. Maria de Lourdes Ferreira e pelas vice-diretoras Araceli Carvalho Gomes Dantas e Gabriela Vega Trabuco, continuando com a Profª. Eliane Giacomozze na coordenação pedagógica, juntamente com os articuladores das áreas de Letras, Humanas e Ciências Exatas.
(Estamos coletando fotos históricas para anexar a este documentário).